segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Instalação do Ubuntu 8.4 no Windows XP com Virtual Box

Neste tutorial será apresentado os procedimentos para a instalação e configuração de uma máquina virtual utilizando VirtualBox no Windows XP, e posteriormente a criação do ambiente para a instalação do Ubuntu 8.04.1.

VirtualBox - Instalação:

1. Faça o download do VirtualBox e Ubuntu através dos links:
http://dlc.sun.com/virtualbox/vboxdownload.html#windows Versão 2.0.6
http://www.ubuntu-br.org/download Versão 8.04

2. A instalação é muito simples. As configurações serão realizadas na execução do virtualizador.

3. Após a instalação inicie o VirtualBox em iniciar > programas > Sun xVM VirtualBox > VirtualBox. Deverá aparecer uma tela conforme a seguir:
VirtualBox - Criação da máquina virtual:

1. Clique em Novo, será aberto um assistente para ajudar na criação da máquina virtual, clique em Próximo.

2. Na tela seguinte escreva um nome para a máquina virtual, como sugestão: Ubuntu 8.4; escolha o Tipo do Sistema, neste caso selecione Ubuntu e clique em Próximo.

3. Selecione a quantidade de memória para a máquina virtual, no meu caso foi recomendado 256 MB para a memória principal. Clique em Próximo.

4. A tela seguinte “Disco Rígido Virtual”, crie uma imagem de disco virtual clicando em novo, o assistente irá direcioná-lo à criação de discos rígidos virtuais, clique em Próximo, selecione “Imagem dinâmica expansível” e clique em próximo, será sugerido pelo assistente o tamanho inicial do disco virtual, 8 GB, caso deseje pode alterar o tamanho da imagem. Clique em Próximo e Finalizar.

5. Depois da criação da máquina virtual, selecione-a e clique em Próximo e Finalizar. Se ocorreu tudo bem, a máquina virtual foi criada conforme imagem a seguir:
6. Se a instalação do Ubuntu ocorrer a partir do CD ou DVD, clique em CD/DVD-ROM e selecione a unidade de origem do CD/DVD-ROM, não esqueça de inserir o CD no drive. Se a instalação partir de uma imagem ISO, selecione o local da imagem.

VirtualBox - Configuração da máquina virtual

1. Na janela da máquina virtual, aparece uma mensagem para configuração do atalho no teclado, que pode ser alterada em Arquivo > Preferências, na guia Entrada.

Ubuntu - Instalação

1. Clique em Iniciar, para inicializar a máquina virtual, neste momento é simulado um boot no sistema.

2. Aguarde um pouco e deverá aparecer uma tela conforme a seguinte:
3. Escolha o idioma e Selecione “Testar o Ubuntu sem qualquer mudança no seu computador” e tecle Enter, aguarde um pouco, aparecerá a janela inicial do Ubuntu:
Neste ponto se você estiver conectado à Internet, na instalação do Ubuntu serão instaladas as atualizações e correções do sistema.

4. Dê dois cliques no ícone “Instalar o sistema no computador” e aguarde. A instalação do Ubuntu é simples e rápida. Escolha o idioma e clique em Avançar, escolha o fuso horário, a hora pode ser alterada após a instalação. Verifique se o teclado está configurado, teste algumas teclas ç ã í.

5. Será iniciado o particionador, que reconhecerá o disco rígido virtual, escolha “Assistido - usar disco inteiro” e clique em Avançar. Preencha os campos na tela “Quem é você”, atribuindo um nome de usuário, senha e nome do computador.

6. Será mostrada uma tela com o resumo da instalação, clique em Instalar. Aguarde o progresso da instalação.

Não se esqueça que após a finalização da instalação você deve desabilitar a opção de boot pelo CD/DVD-ROM no VirtualBox, em Configurações > CD/DVD-ROM > Montar Drive de CD/DVD.

Qualquer dúvida poste seu comentário.

4 comentários:

Rafael disse...

Belo artigo.

Porém tenho uma dúvida. Vc conseguiu fazer as duas máquinas conversarem entre si, por ip?

Minha situação é a seguinte:
Preciso do SQL-Server 2000 (exatamente esta versão. A 2005 express não serve). Porém esta versão só instala em servidores (windows 2000 server, 2003, 2008).
Instalei o Server na máquina virtual, porém não consigo pingar do host. E tão pouco do hospedeiro.

Pensei até que era problema do Windows. Instalei o Ubuntu e também cai na mesma situação.

Eu sei que o VMWare dá pra fazer isso tranquilo, porém é pago. Li também que provavelmente teria que fazer uma ponte entre o hospedeiro e o host. Mas ao fazer isso, perco a própria conexão do host.

Meu S.O. é o Vista.

Valeu!

Anônimo disse...

Parabéns pelo artigo.
Só que eu estou tendo um pequeno problema. Instalei o Kurumin NG que é baseado no Kubuntu 8.04, mas não consigo acessar a porta usb.Fui em dispositivo>instalar adicionais, mas deu uma mensagem de erro. Se puderem me ajudar, fico agradecido.

Fernando Teles disse...

Funcionou perfeito!

Só gostaria de saber se vc não sabe uma forma dele iniciar o sistema direto por um atalho, sem precisar abrir o VirtualBox (igual o VMware faz..)

Vlw!!

Anônimo disse...

Olá, estou postando essa dica, pode ser de interesse para alguém, sobre como criar um atalho direto para uma máquina virtual.
Basta criar um atalho através do utilitário VBoxManage.exe, incluindo o parâmetro: startvm seguido do nome da máquina virtual. Segue exemplo:

"C:\Arquivos de programas\Sun\xVM VirtualBox\VBoxManage.exe" startvm win_xp