terça-feira, 15 de julho de 2008

Exibição de registros do banco de dados HSQLDB, utilizando a API JAVA "Swing"

Dando continuidade ao artigo anterior "Tutorial - Conexão com banco de dados HSQLDB utilizando JAVA", vou falar sobre como utilizar a pesquisa no banco de dados HSQLDB para apresentação em uma tabela denominada "JTable" da API Swing. Referente à consulta no banco, a classe "VetorPesquisa" armazena as linhas e colunas pesquisadas na tabela do banco de dados, nos vetores "linhas" e "colunas". Para que seja possível realizar a exibição dos dados registrados no banco, simplesmente podemos passar esses dados no momento da instância da tabela.

A classe JTable dispõe de sete construtores, utilizaremos o construtor passando como parâmetro os vetores criados pela consulta, conforme exemplo abaixo:
VetorPesquisa vetorApto = new VetorPesquisa();
tabApto = new JTable(vetorApto.getLinhas(), vetorApto.getColunas());
No momento da instância do objeto "tabApto", foi criado uma tabela que recebe as linhas seguidas das colunas, que por sua vez os vetores são oriundos da classe "VetorPesquisa" através dos métodos getLinhas() e getColunas() respectivamente. Em seguida é necessário apenas criar um JFrame e adicionar o componente tabApto e exibi-lo conforme exemplo a seguir:

Fonte: http://java.sun.com/j2se/1.4.2/docs/api/javax/swing/JTable.html

Nenhum comentário: